A importância em Mensurar a Satisfação dos Pacientes
Quando comecei a estudar o marketing nos mágicos anos 80 na ESPM, com um time de professores incríveis, o assunto ainda era visto mais como arte do que como ciência. Na época os profissionais quebravam a cabeça para desenvolver campanhas de comunicação e marketing que contavam mais com a sorte e a esperança de retorno do investimento feito. A frase era: “metade do dinheiro gasto em comunicação é jogado fora, o problema é saber qual é essa metade”.
Quer saber mais sobre a experiência do paciente?
Healthcare marketing impacta na experiência do paciente e nos índices de qualidade do hospital ou centro clínico
Saiba mais, preencha e conheça!
Hoje os tempos são outros. A tecnologia evoluiu muito, temos um ambiente muito desafiador onde os recursos são escassos e temos que ser altamente rentabilizados. Com isso a capacidade de medir o desempenho e de justificar os investimentos tornaram-se fundamentais. Sabe qual é o retorno para a sua organização de saúde em cada Real investido? Esta é a questão a que o marketing tem de dar resposta através de dados quantitativos e de ferramentas de medição que controlam cada ação desenvolvida.
Métricas são sistemas de mensuração que quantificam uma tendência, comportamento ou variável de negócio, permitindo medir e avaliar o desempenho de qualquer ação. O recurso a estas ferramentas de medição deverá sustentar as decisões estratégicas nos seus vários momentos e a sua correta análise permitirá obter conclusões em várias áreas relevantes. As métricas medem desde o envolvimento gerado por uma área ao desempenho conseguido, novas oportunidades de negócio, geração de retorno, entre outras.
Saber o que se quer medir e porquê, é essencial para a escolha adequada das métricas a estudar – a não ponderação destas questões pode levá-lo a perder tempo com indicadores que não acrescentam nenhum valor àquilo que já sabe.
As métricas deverão tornar-se parte da “linguagem operacional” dentro da organização de saúde. Se isso acontecer será um bom sinal, significa que estará apta a desenvolver ações fundamentadas em bases quantitativas, a reagir rapidamente a diferentes cenários e a maximizar os recursos investidos.
O mercado é cada vez mais volátil, não existe uma “receita de bolo” que garanta o sucesso, mas há ferramentas que permitem ganhar vantagens consideráveis. As métricas servem esse propósito: oferecem uma variedade de "inputs" que conferem à empresa uma maior segurança e visão interna e externa da sua posição atual e futura no mercado. Além disso, as métricas nos ajudam a:
- Auxiliam as tomadas de decisão
- Identificam oportunidades e o investimento necessário para concretizá-las
- Ajudam a manter o foco produtivo das operações
- Identificam os pontos fortes e fracos, tanto nas estratégias como na sua execução
- Consolidam necessidades de investimento ou alertam para a sua fragilidade
- Detectam falhas operacionais e sugerem soluções
- Diminuem o grau de incerteza para o futuro
O mais importante é determinar as métricas que mais diretamente influenciam o alcance dos objetivos. Utilizar diferentes métricas, considerando a relação que existe entre elas e a limitação de cada uma, é uma boa estratégia. Analisar isoladamente cada métrica é pouco eficaz e não chegará a nenhuma conclusão.
O que desenvolvemos para mensurar a satisfação do paciente
A área da Saúde, especialmente os hospitais, laboratórios e clínicas, estão crescendo fortemente. Por isso, é fundamental conhecer mais e mais sobre seus pacientes, assim como sobre seus atuais e futuros serviços. É mais eficiente retê-los do que conquistá-los.
A Multimax Healthcare Marketing é especializada em ajudar hospitais e organizações de saúde a se comunicar com todos os seus públicos de maneira transparente e inovadora, buscando sempre as melhores soluções e apontando os caminhos que levam a um relacionamento profundo com os pacientes.
A Multimax Healthcare Marketing diferencia-se no cenário de empresas de comunicação e marketing porque reúne as duas ferramentas mais importantes para o desenvolvimento da sua atividade: conhecimento acadêmico e atuação no mercado desde 1996, exclusivamente no mercado de “Healthcare Marketing”. Desta união surgiu uma empresa alicerçada em conhecimento e prática, motivada pela constante busca do estado da arte em planejamento de comunicação e marketing.
Por que isso é essencial? Quanto mais você conhece seus pacientes, o melhor que você pode fazer é responder às suas necessidades atuais e prever as suas necessidades futuras. A área da Saúde está agora descobrindo o relacionamento direto dos pacientes e familiares na sua aplicação diária. É uma ampla gama e serviços e produtos de software que ajudam as organizações manter excelentes relações com seus clientes, obter informações aos pacientes e usá-lo o mais eficientemente possível. Com ótimos resultados: melhorar ainda mais a saúde do paciente, aumentar a sua fidelidade e retenção além de adicionar novos serviços.
Quer saber mais sobre a experiência do paciente?
Healthcare marketing impacta na experiência do paciente e nos índices de qualidade do hospital ou centro clínico
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A importância em Mensurar a Satisfação dos Pacientes

Quando comecei a estudar o marketing nos mágicos anos 80 na ESPM, com um time de professores incríveis, o assunto ainda era visto mais como arte do que como ciência. Na época os profissionais quebravam a cabeça para desenvolver campanhas de comunicação e marketing que contavam mais com a sorte e a esperança de retorno do investimento feito. A frase era: “metade do dinheiro gasto em comunicação é jogado fora, o problema é saber qual é essa metade”.
Quer saber mais sobre a experiência do paciente?
Healthcare marketing impacta na experiência do paciente e nos índices de qualidade do hospital ou centro clínico
Saiba mais, preencha e conheça!
Hoje os tempos são outros. A tecnologia evoluiu muito, temos um ambiente muito desafiador onde os recursos são escassos e temos que ser altamente rentabilizados. Com isso a capacidade de medir o desempenho e de justificar os investimentos tornaram-se fundamentais. Sabe qual é o retorno para a sua organização de saúde em cada Real investido? Esta é a questão a que o marketing tem de dar resposta através de dados quantitativos e de ferramentas de medição que controlam cada ação desenvolvida.
Métricas são sistemas de mensuração que quantificam uma tendência, comportamento ou variável de negócio, permitindo medir e avaliar o desempenho de qualquer ação. O recurso a estas ferramentas de medição deverá sustentar as decisões estratégicas nos seus vários momentos e a sua correta análise permitirá obter conclusões em várias áreas relevantes. As métricas medem desde o envolvimento gerado por uma área ao desempenho conseguido, novas oportunidades de negócio, geração de retorno, entre outras.
Saber o que se quer medir e porquê, é essencial para a escolha adequada das métricas a estudar – a não ponderação destas questões pode levá-lo a perder tempo com indicadores que não acrescentam nenhum valor àquilo que já sabe.
As métricas deverão tornar-se parte da “linguagem operacional” dentro da organização de saúde. Se isso acontecer será um bom sinal, significa que estará apta a desenvolver ações fundamentadas em bases quantitativas, a reagir rapidamente a diferentes cenários e a maximizar os recursos investidos.
O mercado é cada vez mais volátil, não existe uma “receita de bolo” que garanta o sucesso, mas há ferramentas que permitem ganhar vantagens consideráveis. As métricas servem esse propósito: oferecem uma variedade de "inputs" que conferem à empresa uma maior segurança e visão interna e externa da sua posição atual e futura no mercado. Além disso, as métricas nos ajudam a:
- Auxiliam as tomadas de decisão
- Identificam oportunidades e o investimento necessário para concretizá-las
- Ajudam a manter o foco produtivo das operações
- Identificam os pontos fortes e fracos, tanto nas estratégias como na sua execução
- Consolidam necessidades de investimento ou alertam para a sua fragilidade
- Detectam falhas operacionais e sugerem soluções
- Diminuem o grau de incerteza para o futuro
O mais importante é determinar as métricas que mais diretamente influenciam o alcance dos objetivos. Utilizar diferentes métricas, considerando a relação que existe entre elas e a limitação de cada uma, é uma boa estratégia. Analisar isoladamente cada métrica é pouco eficaz e não chegará a nenhuma conclusão.
O que desenvolvemos para mensurar a satisfação do paciente
A área da Saúde, especialmente os hospitais, laboratórios e clínicas, estão crescendo fortemente. Por isso, é fundamental conhecer mais e mais sobre seus pacientes, assim como sobre seus atuais e futuros serviços. É mais eficiente retê-los do que conquistá-los.
A Multimax Healthcare Marketing é especializada em ajudar hospitais e organizações de saúde a se comunicar com todos os seus públicos de maneira transparente e inovadora, buscando sempre as melhores soluções e apontando os caminhos que levam a um relacionamento profundo com os pacientes.
A Multimax Healthcare Marketing diferencia-se no cenário de empresas de comunicação e marketing porque reúne as duas ferramentas mais importantes para o desenvolvimento da sua atividade: conhecimento acadêmico e atuação no mercado desde 1996, exclusivamente no mercado de “Healthcare Marketing”. Desta união surgiu uma empresa alicerçada em conhecimento e prática, motivada pela constante busca do estado da arte em planejamento de comunicação e marketing.
Por que isso é essencial? Quanto mais você conhece seus pacientes, o melhor que você pode fazer é responder às suas necessidades atuais e prever as suas necessidades futuras. A área da Saúde está agora descobrindo o relacionamento direto dos pacientes e familiares na sua aplicação diária. É uma ampla gama e serviços e produtos de software que ajudam as organizações manter excelentes relações com seus clientes, obter informações aos pacientes e usá-lo o mais eficientemente possível. Com ótimos resultados: melhorar ainda mais a saúde do paciente, aumentar a sua fidelidade e retenção além de adicionar novos serviços.

Marcos Gallo é Consultor e Diretor Geral da Multimax Healthcare Marketing.








